Desde 1988, quando comecei a exercer as primeiras atividades estratégicas, no setor metalmecânico, eu já sabia que muitos desafios estavam por vir. Diversos foram os serviços, decisões, atropelos, porém existia uma certeza: não há crescimento e desenvolvimento profissional sem assumir riscos e responsabilidades.
Gerenciei as unidades de fabricação do setor moveleiro, do Grupo Stone Design. Foram 11 anos de árduo trabalho para formar mão de obra para este segmento. Gerenciei diversos trabalhos com prestadores de serviços e o problema era sempre o mesmo: falta de pessoas capacitadas para as necessidades impostas pelo mercado. Não tivemos outra opção a não ser criar nossa própria especialização, ou seja, capacitar, delegar, monitorar e corrigir, e assim por diante, até conseguir os resultados esperados.
Neste período o exercício de liderar dependia de habilidades, pois muitas foram as cobranças, puxões de orelhas, reuniões e dicas para o melhoramento contínuo, devido a forte cultura americanizada do meu gestor. Em 1993 me deparei pela primeira vez com um quadro afixado no corredor da empresa, com os 14 pontos de Deming. Eu ficava curioso para saber como e para que serviam tais pontos. Constância de propósitos...
Em 2003 fui contemplado com um “precioso” presente, que foi Coordenar a implementação da ISO 9001 na empresa Fluid Controls do Brasil. Nunca pensei que fosse formalizar os aprendizados que tivera em toda a minha carreira profissional. Foi lá que aprendi que para ser uma empresa eficaz temos que ter uma Visão, traduzida em uma Missão, embasada em Valores sólidos; Somente desdobrando em objetivos, agrupando num plano de ação os investimentos necessários, montando um planejamento anual de capacitação e demais ações estratégicas é que a empresa vai trilhar por um caminho de sucesso. Foi um grande aprendizado profissional.
Quando terminei as atividades de implementação da ISO 9001, na Fluid Controls do Brasil, recebí um convite da Viminas Vidros Especiais para coordenar a fabricação de um Setor Moveleiro. O desafio era maior que eu pensava. Pensei que eu já tinha visto de tudo, porém móveis em vidro até eu duvidei! Durante minha estada na Viminas, a empresa decidiu certificar-se na ISO 9001, onde contribui com os trabalhos de implementação do SGQ.
Em 2006, retornei a Fluid Controls do Brasil e fui contemplado com um novo “precioso” presente, onde a Diretoria me convidou para coordenar a implementação da ISO/IEC 17025, no Laboratório de Calibração e Ensaio. Iniciamos as atividades em 2007 e a empresa foi Reconhecida Tecnicamente, pela Rede Capixaba de metrologia RCM, em 2010. Fomos o 1º Laboratório de calibração a ser reconhecido pela RCM no Estado. Motivo de satisfação e orgulho para toda a equipe.
Neste mesmo período coordenei os trabalhos de capacitação e desenvolvimento, ofertados pela Fluid Controls. Realizei inúmeras palestras e mini-cursos em empresas e entidades de ensino. Foram mais de 5 mil pessoas, entre alunos e profissionais capacitados.
A Visão de futuro e os trabalhos que coordenava da ISO 9001 e ISO/IEC 17025, me direcionaram para a Faculdade. Depois de 25 anos, voltei a frequentar uma cadeira em sala de aula, no curso de Bacharel em Administração, pela FABAVI Faculdade Batista de Vitória, me formando em 2010.
Como Gerente da Qualidade e Gerente Técnico do Laboratório de Calibração e Ensaios da Fluid Controls do Brasil, participei do Comitê Técnico de Calibração, na Rede Capixaba de Metrologia RCM, onde, posteriormente, assumi como Secretário Executivo. Participei de inúmeros cursos e treinamentos para exercer a função de Gerente Técnico do Laboratório de Calibração.
A visão de trabalhar com consultoria e treinamento me levou a fazer uma especialização na UCL Faculdade do Centro Leste, onde pós-graduei em “MBA Gestão Integrada da Qualidade e Certificações”, em 2013. O objetivo foi se especializar para potencializar os conhecimentos já adquiridos na prática.
O que era visão no passado, hoje é uma realidade. A JDE Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda é uma empresa especializada em consultoria e treinamento e visa contribuir para o sucesso das organizações, crescimento e desenvolvimento dos profissionais e a reestruturação dos processos. As formações e aprendizados adquiridos ao longo dos anos devem ser compartilhados. A ideia é ser espelho e refletir o que temos de melhor.
As novas parcerias a serem realizadas vão constituir a continuação da história de sucesso da JDE.
A todos que fizeram parte desta história de sucesso o meu muito obrigado.
José Dimas Effgem
Diretor Executivo